Você sabe quem é a sua audiência?
Você sabe quem te segue? Homens, mulheres, faixa etária, onde moram?
Não seria muito mais fácil pensar em postagens e oferecer produtos e serviços diretamente para o seu público alvo?
É claro que o sonho de todo mundo é ser a Shell, afinal ela vende para q-u-a-l-q-u-e-r pessoa. Mas, como o mundo não é perfeito, o segredo do sucesso se chama segmentação.
Por exemplo, se a maioria das pessoas que te segue é formada por homens de 18 a 25 anos, seu tom para conversar com eles ou vender seu produto deve mais jovial, rápido, dinâmico.
Se a maioria é formada por mulheres com mais de 40 anos o tom é outro, concorda? Uma pessoa um pouco mais velha já está re-pensando sua carreira, já quer passar mais tempo com sua família, já consome outro tipo de serviço.
Por que ficar bancando a descolada se você é uma dermatologista e sua especialidade é acabar com as rugas e tirar manchas na pele causadas pela idade?
Ou por que usar imagens tradicionais sem nenhuma intervenção gráfica se você vende para jovens?
Se você identifica seu público fica mais fácil pensar em postagens para mídias sociais, ou para textos em seu blog ou até mesmo para anúncios, exposições etc.
Agora você deve estar pensando " mas eu sou personal trainer, posso atender todo mundo". Errado. Você até pode atender todo mundo, mas tem um nicho de mercado que te segue HOJE e é para essas pessoas que você deve focar a sua comunicação.
Mas como sabemos quem nos segue?
Temos algumas maneiras de monitorar essas informações e esses números, veja a seguir:
1 | Instagram
Se você tem uma página business no Instagram (super recomendo), você tem acesso ao insights da sua conta.
O que é isso?
É uma visão de raio X onde você sabe quantas pessoas viram seus posts, qual a faixa etária dessas pessoas, se são homens ou mulheres, de que região elas estão acessando...enfim, você consegue segmentar um pouco mais o seu marketing.
2 | Facebook
No Facebook também tem uma página de negócios com acesso ao insights. Isso é ótimo porque se você pensa em fazer alguma promoção por lá, pode escolher exatamente sua audiência.
De que adianta gastar dinheiro com uma promoção sem segmentar e as pessoas do Sul receberem se sua audiência está toda no eixo Rio ou São Paulo como mostram seus números?
3 | Pinterest
No Pinterest tem uma área de analytics que também mostra um apanhado geral da sua conta. Vale a pena analisar esses dados para facilitar sua vida na área de comunicação e também para você não ficar dando murro em ponta de faca.
4 | Website
No Squarespace você também tem acesso a muitos números. Afinal, ninguém faz um site só para ficar bonitinho na rede ou marcar lugar.
Website não serve para enfeitar, é uma importante ferramenta de trabalho.
No analytics do seu site você vê:
- o local dos IPs que visitam seu site (para determinar onde está seu público geograficamente),
- da onde eles vieram (link do Facebook? do Pinterest? algum site parceiro?),
- qual a página do seu site mais visitada,
- quais os horários de pico etc.
Enfim, analisando bem todas essas informações, você tem um grande raio X com todas as informações para trabalhar melhor seu público, criar produtos que atendam a sua audiência, divulgar informações que interessem a eles e criar empatia com quem realmente é importante para o seu sucesso.
Dê uma pesquisada nos seus número e defina seu público alvo. Seu negócio agradece.