Branding: como evitar 5 grandes erros

Eu não posso ser mais clara quanto digo que um branding de qualidade pode fazer a diferença no seu negócio. Tudo é importante: das fotografias que você escolhe até a paleta de cores, suas fontes e todos os elementos de design envolvidos. Não subestime todos os mínimos detalhes da sua identidade visual.


Um bom design gráfico inspira confiança.


Mesmo que seja inconscientemente, o design de um website, cartão de visitas ou anúncio causa impacto e chama a sua atenção. Pense comigo, você está buscando uma arquiteta para fazer a reforma do seu apartamento, entra no Google para fazer uma busca, escolhe uma opção e acha um site antigo, com fotos pequenas, escuras, com funcionalidade confusa. Qual a sua reação? Voltar para a lista de busca e procurar um site claro, funcional, com uma paleta de cores coesa, fotos profissionais. Certo?

Então, por que, quando você é o cliente, leva esse tipo de detalhe em consideração na hora de escolher um profissional mas quando o profissional é você acha que sua imagem pode ser 'mais ou menos'?

Para te ajudar a evitar algumas armadilhas, seguem 5 dicas para tornar seu branding tão profissional quanto seu negócio:

1 | Cuide da sua casa antes de se oferecer para cuidar da dos outros.

Quando tratamos de identidade visual, um dos maiores erros é subvalorizar a qualidade do seu branding. Fico sempre chocada quando vejo um negócio que oferece serviços de webdesign, por exemplo, e o site em questão não tem nenhum compromisso com o bom gosto nem com a própria marca.

Eu entendo que temos que cortar custos. Quando estamos iniciando um negócio, estamos em crise, coisa e tal. Mas ao mesmo tempo, como (pelo amor de Deus!) alguém pode oferecer serviços de marketing, criação de flyers, banners etc sem ter a sua própria identidade visual consolidada?

Que cores fazem parte da sua marca? Que tipografia deve ser usada para falar com seu público alvo? Que estilo de fotografia? Pescou o espírito?


Mesmo que você só tenha um website para seu negócio, ainda precisa de uma imagem profissional.


2 |  Não compre um logo barato.


Todo mundo já deve ter visto uma página do Facebook que oferece logos por R$5,00. Jura? Quem, em sã consciência, pode achar que isso vai funcionar? A sua identidade visual é tão mais do que só um selinho bonitinho...

Posso te garantir que você vai ganhar um logo que poderia ser de fotógrafo, açougue, loja de roupas etc, apenas trocando o nome.


O logotipo que essas empresas oferecem não refletem seu negócio, sua visão ou sua qualidade.
Eles são apenas...ok.


E como você merece um branding bem trabalhado, aposto como em dois tempos estará às voltas com a reconstrução dessa marca. Então, o que podemos concluir, é que você terá perdido dinheiro e, principalmente, tempo trabalhando uma imagem que nada tem a ver com a qualidade do serviço ou produto que você oferece.

3 | Não tente o método "faça você mesmo"


Eu realmente entendo que vcê queira ter controle de todos os aspectos do seu negócio. Por outro lado, é melhor você se concentrar no que faz de melhor. Isso é, se você é fotógrafa, produtora de eventos ou arquiteta, você deveria gastar seu tempo e energia fazendo isso. E apenas isso.

Foi por isso que contratei um fotógrafo para fazer meu site. Eu poderia ter feito as fotos? Claro que poderia! Sou até bem jeitosa, mas esse não é o meu negócio principal.


Todos conhecem um pouco de Photoshop, mas um profissional de design gráfico sempre poderá desenvolver uma imagem profissional que reflita o seu negócio da melhor forma possível. Acredite.


4 | Não mude a sua marca com frequência

Se você constantemente muda o seu branding drasticamente, parece que está tentando seguir alguma moda. Manter uma identidade visual única ajuda você a construir uma imagem coesa e causa reconhecimento do seu público alvo, gerando a confiança de seus seguidores.


Uma boa marca é atemporal, e está imune a modismos, já que ela foi pensada para representar o seu negócio.


5 | Não apresse o processo de criação


Você vendia suas joias para umas amigas, depois para as amigas das amigas e mais adiante fizeram tanto sucesso que já está nas amigas das amigas das amigas e quando vê, seu mailing list tem centenas ou milhares de clientes. Se relacionou?

Nesse momento, você percebe que envia suas joias sem um cartão, que suas embalagens são compradas online sem personalização (ou com uma personalização padrão oferecida pelo fornecedor), o Natal está chegando, você lançou uma linha nova...e agora? Como se comunicar com esses clientes?

Daí você tem uma ideia brilhante: vou contratar um designer gráfico para desenvolver minha identidade visual mesmo que tardiamente. Só que você vai participar de uma feira semana que vem, ou o Natal é daqui a duas semanas e você quer fazer bonito. Infelizmente tenho que te dizer: não dá mais tempo.

Eu sei, eu sei. Muito trabalho, muitas clientes, você queria fazer isso há mais tempo, mas não deu...então, respira fundo, contrate o designer (ótima decisão!) e deixe ele trabalhar.

Não tem nada pior que uma marca 'quase' boa, uma paleta de cores 'que não era bem isso que eu queria mas foi o que deu tempo de fazer'. Respeite o prazo de criação. Como falei acima, sua identidade visual tem que ser atemporal, tem que refletir a qualidade e o estilo do seu negócio e esses valores não são alcançados de um dia para o outro.


Um bom branding requer estudo, pesquisa, rabiscos e transpiração para alcançar o que se ajusta a você como uma luva. 


Como evitar essas armadilhas?

A melhor maneira de evitar esses erros é fazer um investimento inicial. Tente entender o que torna seu negócio único, o que define seu produto ou serviço, o que o separa da concorrência. Uma vez que tenha uma visão mais bem definida, contrate um bom designer para dar cara a sua marca e ajudar você a construir a sua imagem.

Se você quiser me contratar para desenvolver seu branding e website, será um prazer. E tenho certeza que serei um ótimo investimento para seu negócio. 

Mande seu feedback, dúvidas e comentários.
Te espero.
Cris

Próximo
Próximo

Branding: por que é tão importante?