Branding: por que é tão importante?
Branding é um termo que vem sendo muito utilizado nos últimos tempos. Principalmente nos pequenos círculos de negócios. É uma daquelas palavras que todo mundo fala mas ninguém define o que é. Então, vamos começar do principio matando dois conceitos errados:
1 | Branding é o seu logo.
Não. Branding não é apenas o seu logo. É toda a sua identidade visual. Toda a experiência que seu cliente tem quando compra com você. Desde o cheiro (no caso de uma loja física, por exemplo), passando por embalagens, cores, tipografia e maneira de escrever. Tudo o que você faz (com cuidado e sempre da mesma forma) faz parte dessa experiência que seu consumidor percebe.
O seu logo é apenas o topo do iceberg. Digamos que é a parte mais importante do seu branding, mas um branding é muito mais do que isso.
2 | Branding é apenas para grandes empresas.
Definitivamente não. Quando pensamos em uma marca, lembramos das grandes corporações como Nike, Mc Donald's, Adidas etc. Mas a verdade é que todo negócio tem uma marca. Todo negócio tem uma primeira impressão e está sempre comunicando visualmente algo a alguém. Esta marca pode estar dizendo que você é feminina, ou que é sofisticada, ou, ainda, zen. Pode definir seu público dizendo que você vende para homens ou para jovens. Ou ainda pode passar a impressão que você é confusa e não sabe o que está vendendo.
Seu branding é a sua promessa para seu consumidor. É a imagem do seu negócio.
Antes do seu cliente te conhecer, ou ter uma experiência com seus produtos ou serviços, eles primeiro viram sua marca e se interessaram por algum motivo. Sua marca chamou a atenção de alguma forma, criou expectativa.
Vamos pensar num restaurante. Existem as cadeias de fast food que comunicam de maneira colorida e amigável que sua refeição será rápida e barata. Você percebe logo, pelas cores e disposição dos ítens a serem consumidos nas paredes, que tipo de refeição eles irão oferecer. E existem restaurantes que pela apresentação da marca, cardápio e atmosfera já deixam claro que você terá uma experiência única e prazeirosa naquele momento.
"Sua marca é o resultado de quem você é, quem você quer ser e como seus cliente imaginam que você seja."
Poucos negócios têm a capacidade de refletir isso desde o princípio. O branding serve para construir essa imagem. Grandes marcas usam seus elementos gráficos em seus website e suas comunicações com seus cliente para desenvolver essa relação e mostrar quem eles querem ser.
Quando converso sobre branding com minhas clientes, sempre foco no elas querem ser e não no que eles são no momento, porque podemos fazer uma construção de imagem forte e profissional a partir dessa percepção. Existe um ótimo quote que diz:
"Branding é a arte de alinhar o que você quer que as pessoas pensem sobre sua empresa com o que as pessoas efetivamente pensam sobre sua empresa" Jay Bauer
Em outras palavras, branding é como se você estivesse vestindo seu negócio para uma festa, é a arte de fazer seu público notar o que você está tentando comunicar com um olhar. O que pode ocorrer com sua imagem quando você se veste de maneira infantil, sofisticada, despojada? O mesmo que irá acontecer com sua imagem profissional se sua marca comunicar esses elementos.
Você é uma designer de jóias mas sua marca tem ícones infantis? Ou você presta um serviço de coaching mas seu branding transmite uma imagem desleixada. O que acontece com seu público?
"Sua marca é o que seu cliente diz que ela é."
Um bom projeto de branding vai alinhar o uso correto da sua paleta de cores, tipografia, elementos gráficos e patterns com o seu público alvo. Fazendo com que seus clientes identifiquem sua empresa exatamente como você quer transmiti-la.
Se você tiver mais alguma dúvida ou quiser conversar, me escreva.